Aprender a comer e beber

Por esta altura, o seu bebé está rechonchudinho e ativo. Quer esteja ainda a amamentar ou já não, a necessidade de nutrientes e energia do seu bebé irá aumentar para algo mais do que apenas leite. Algures entre os 5 e os 7 meses, chegará a hora de introduzir os primeiros sólidos na alimentação do seu bebé. A introdução dos alimentos sólidos mais cedo não só será desnecessária, como também imprudente, pois só vai aumentar o risco de alergias. Bebés mais jovens são também incapazes de lidar com a colher.

No entanto, a partir dos 5 meses de idade o bebé já será capaz de ingerir alimentos sólidos bem passados com a consistência de puré. Antes de dar o leite, comece suavemente com algumas colheres pequenas de puré de legumes (como cenoura em puré). Não estranhe se o bebé cuspir a papa e começar a chorar. Lembre-se que não só o sabor é diferente como também a consistência, pelo que o bebé precisa de habituar-se. Espere alguns dias e tente novamente. Também não estranhe uma reação contrária pois alguns bebés gostam muito desta experiência.

Depois do seu bebé habituar-se ás primeiras papinhas, pode começar a substituir o leite gradualmente. Comece, por exemplo, com uma mistura de vegetais, batata e carne, ao final da tarde, dê-lhe uma papinha de leite com cereais e no final do dia fruta e cereais. Faça o download do Guia de Nutrição NUK para obter informações detalhadas, conselhos apropriados para cada idade, receitas, e muito mais.

Se quiser cozinhar os alimentos do seu bebé, tenha muito cuidado ao escolher os ingredientes. Ao comprar frascos pré-preparados, olhe também atentamente para a lista de ingredientes - mesmo quando as letras são pequeninas. Outra coisa importante: o bebé precisa não só de comer, mas também de beber, para ajudar a comida a descer melhor e ajudar na digestão. As bebidas apropriadas são água, chá de bebé não adocicado ou fortemente diluído e sumos de frutas não adocicados.

Sabia que ...

... porque é que o leite materno é o melhor para o seu bebé no seu primeiro mês de vida?

Mais info...mais...

Videos dos especialistas NUK

Como posso saber o tamanho correto do furo da tetina, para cada tipo de alimento?

Ir para Q&A ...mais...

Especialista NUK Petra Fricke

...responde à questão sobre qual a quantidade de refeições que o seu bebé necessita.

Ir para Q&A ...mais...