Declaração NUK sobre o bisfenol A

O bisfenol A é um químico produzido e usado principalmente na produção de plásticos de policarbonato e resinas epoxy.

Os plásticos de policarbonato têm diversas aplicações que incluem a sua utilização em algumas embalagens de bebidas e alimentação (por ex. garrafas de água, biberões para bebés, CDs/DVDs equipamento de segurança resistente ao impacto, dispositivos médicos). As resinas epoxy são usadas como revestimento do metal em produtos como latas de conserva e na canalização. Alguns produtos dentários podem também contribuir para a exposição ao BPA.

Ao contrário do que a maioria pensa, a principal fonte de exposição ao BPA encontra-se na nossa dieta. O BPA pode migrar para os alimentos através da resina epoxy que reveste as latas de conserva, e em produtos de consumo como os utensílios em policarbonato, as garrafas de água e os biberões. O grau em que o BPA migra da garrafa em policarbonato para o alimento depende mais da temperatura a que este está sujeito, do que com a idade do biberão.

A NUK garante biberões isentos de BPA

A marca NUK comercializa biberões isentos de bisfenol A desde 2009, podendo estes ser identificados pelo autocolante BPA free que consta nos biberões produzidos em polipropileno. A primeira linha a introduzir os biberões em polipropileno, por substituição dos biberões em policarbonato, foi a Linha Baby Rose&Blue.

Ainda em 2009 foi introduzida a linha Winnie the Pooh e já em 2010 a linha Mickey Mouse, ambas produzidas em polipropileno.

Atualmente todos os biberões comercializados pela NUK são em polipropileno, tanto a linha NUK First Choice, como a Linha NUK Classic, sendo que os próprios acessórios (anel de rosca, disco vedante, tampa protetora e pegas ergonómicas no caso dos biberões de aprendizagem) são igualmente isentos de bisfenol A.

Mais informações:

bfr.bund.de

www.oekotest.de

www.eltern.de